11/09/2017

Explicando: O que é um Layout? Como usa?

Oi lá pessoinhas do bem e do mal! Tudo bem? Recentemente, me deparei com uma pergunta aqui no blog, o que é um layout free? Eu fiquei um pouco confusa porque achei que todos soubessem o que é um layout, mas eu lembrei que também não sabia o que era quando comecei com essa coisa de blogs e tals. Antes de dizer o que é um Layout Free, vou ter que dizer o que é um Layout, então sim, vou explicar tudinho aqui. Este post não vai ser muito grande como os outros, mas ele é necessário. Então mãos à obra! Cliquem em leia mais e sejam felizes!


Se você pesquisar no Google o que é um layout, vai aparecer uma página como essa, falando sobre definições e tals. Mas não expressa o significado real do que é um layout aqui no meio de blogs. Então vamos ao significado que usamos aqui: Layout é o "visual" dos blogs. Por exemplo, tá vendo meu blog agora? Vê que ele é meio roxo/rosa com azul? Esse é o layout, o layout é como se fosse a mistura do cabeçalho do blog junto com o fundo e o modelo dos posts. Simplificadamente é isso. Cada blog ou site tem o seu layout, o seu visual.

Agora a pergunta: O que seria um layout free? Simples. Os layouts são feitos por códigos HTML e CSS -que não vêm ao caso, não é importante pra esse post saber que siglas são essas-. E dá muito trabalho editar todos esses códigos para que o layout saia bonitinho. Então, para os preguiçosos de plantão, muitos blogueiros fazem layouts free, que são layouts que disponibilizam para outras pessoas usarem em seus blogs. E como usar esses layouts free? Vamos lá para a parte de tutorial do post:

Primeiro: Baixe o layout free de alguém e descompacte -na maioria das vezes, vai sair compactado-. Qualquer uma das opções destacadas na imagem abaixo descompacta o arquivo, mas eu gosto mais do "Extrair aqui" porque é mais simples e pático. Não liguem para o spoiler do meu próximo layout free durante esse post :v
Depois que você descompactou o aquivo, vai aparecer uma pasta no lugar que você descompactou, quando abrir ela, vai ser tipo isso: (www) -não me perguntem porque o nome do meu pendrive é o nome da minha melhor amiga do blog-. Tá vendo esse arquivo destacado? Esse é o layout propriamente dito, se você abrir ele, vai aparecer um monte de códigos em uma página da internet qualquer. Não é assim que se usa ele, não abra, provavelmente não é nada entendível. Vamos usar?

Abra a sua página do blog, no blog que você quer usar o layout. Há muitos botões laterais, clique em Tema e depois em "Fazer backup/Restaurar", segue as imagens (cliquem pra ampliar):


Pronto! Layout usado! Para garantir que ele esteja bonitinho, faça as recomendações de quem postou o layout e tá tudo certo! (geralmente essas recomendações estão no post que você baixou o layout free inicialmente ou no link de Prévia do Layout).

4 comentários:

  1. Ahhhh, entendi, pensei que layout fosse um negocio para mudar o visual do SEU blog, nao das dos outros, nao acredito que fiquei codificando aqueles codigos por meia hora para descobri que era para mudar o visual de outros blogs,e eu nao tenho blog, ou seja, poderia assistir o ep 1 de Death Note em vez de tentar entender codigos,~ mas pode ter certeza que valeu a pena cada segundo que gastei assistindo Death Note, retiro tudo que disse sobre Death Note antigamente, ~ Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nada a ver shuashsua ainda bem que fiz um post explicando, então!
      Death Note é muito bom, eu dou 8 naquele anime só pela segunda parte, se fosse só a primeira seria 10 muito fácil <3

      Excluir
  2. Anônimo9/16/2017

    Olá
    Muito boa a postagem, bem simples de entender.
    Suas postagens estão programadas ou você está realmente ativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, tentei deixar o mais simples possível ♡
      Sinceramente? Estão programadas, por isso que estou atrasando pra moderar é responder os comentários, mas estou lendo todos e tentando fazer os posts em um tempo decente para programar sem muita discrepância no tempo. Desculpa, a faculdade está pesada pra mim e essa foi a maneira que encontrei pra manter o blog

      Excluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!