04/07/2020

Mega-Lista: Cosplay de pele morena, negra, parda, difícil achar personagem?

Oi oi pessoas! Eu e o Rih estávamos conversando representatividade e sobre cosplay ontem e tive essa ideia. A representatividade negra e parda nos animes está aumentando e isso é ótimo! Mas infelizmente ainda há uma certa dificuldade pra achar esses personagens, então tô aqui pra citar TODOS os personagens que eu e o Rih conhecemos e até pesquisamos pra fazer essa lista! Então pra você que quer fazer um cosplay e não acha ninguém com o seu tom de pele, agarra esse post, salva nos favoritos, imprime e cola na testa. 

Lembrando sempre que você é livre pra fazer o cosplay que quiser tendo a cor de pele que quiser, não é porque o personagem é branco que você não possa representar ele, né? Não é porque você é mulher que você precisa necessariamente se vestir de uma mulher, segue a mesma lógica. Não é difícil achar cosplays muito bons que seus personagens são originalmente brancos, a Phillicia Deanell @HeirOfGlee, no insta, apesar de ser mais voltada para a maquiagem colorida, ela já fez vários cosplays de personagens originalmente brancos, como a Chun Li e a Mulher Maravilha.
E eu vou logo avisando também que o post a partir de agora vai ser puramente a lista, com nenhuma falação minha adicional, pois só a lista em si foi trabalhosa demais, demoramos mais de uma semana kakaka. Não está ordenado, nem por anime, nem por nome... Nada, eu queria organizar, mas era taaaanta coisa que sinceramente bateu a preguiça. Então, tá na ordem dos que eu ou o Rih fomos lembrando. 

Yoruichi e Sado, Bleach | Scar, FullMetal Alchemist | Aomine Daiki, Kuroko no Basket | Archer, Fate Stay Night

Killer Bee, Naruto | Elfman, Fairy Tail | Simon Brezhnev, Durarara! | Edward, Cowboy Bebop | Mugen, Samurai Champloo

Halibel, Bleach | Sir. Integra Hellsing, Hellsing | Agni e Soma Asman Kadar, Kuroshitsuji | Andrew Gilbert Mills (Agil), Sword Art Online

Kakuzu, Naruto | Rakshata Chawla e Villetta Nu, Code Geass | Road Kamelot, D Gray Man (sofreu whitewashing, mas tamo aí pra mudar isso) | Rika Minami | Highschool of the Dead

Kaname Tousen, Bleach | Ikumi Mito, Shokugeki no Soma | Quarto Raikage, Naruto | Afro Samurai, Afro Samurai | Lord Genome, Tengen Toppa Gurren Lagann

Caska ou Kyasuka, Berserk | Kirche, Zero no Tsukaima | Dutch, Black Lagoon | Muru Muru e Hinata Hino, Mirai Nikki

Phichit Chulanont, Leo de la Iglesia, Sara e Michele Crispino, Yuri on Ice | Inukashi, No.6

Aoi Asahina, Danganronpa | Karako Koshio, Deadman Wonderland | Apachai Hopachai, Shijou Saikyou no Deshi Kenichi | Mira Nygus e Sid Barrett (forma humana), Soul Eater

Heiji Hattori, Detetive Conan | Paninya e Rose, FullMetal Alchemist | Hannah, Kuroshitsuji | Mariah, JoJo Bizarre Adventure

Ren Akatsuki, Fairy Tail | Akira Hayama, Shokugeki no Soma | Darui e Omoi, Naruto | Kaolla Su, Love Hina

Uub, Dragon Ball | Marik Ishtar, YuGiOh! | Sakura Oogami, Danganronpa | Ajuma Cecil, Uta no Prince-sama | Michiko Malandro, Michiko to Hatchin

Ninja-ninja, Afro Samurai | Sharrkan, Magi | Kirikou Rung, Soul Eater | Amy e Bellows, Suisei no Gargantia


Menção honrosa para Avatar: a Lenda de Aang e Korra, que apesar de não serem animes propriamente ditos, têm uma representatividade racial muito grande, recomendadíssimo um cosplay dessas obras! E você? Conhece algum outro personagem negro pra complementar essa lista?

9 comentários:

  1. Oi Hari, fie!

    Esse post me trouxe algumas lembranças de alguns cosplayers de cor que passaram por piadinhas e comentários racistas por fazerem cosplay de personagens brancos. Eu não lembro o nome da moça que passou por isso, mas ela é uma cosplayer incrível do Twitter!

    Aliás, parabéns por idealizar essa lista com o Rih-kun, é uma ideia muito bacana e que, além de ajudar o pessoal dos cosplays, também serve para catar indicações de anime ;)

    Um xero <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não tá no gibi o que esses cosplayers passam, ora pois, se só tem gente branca nos animes, sobra quem? Aí ainda vem os racistas dizendo que você não pode fazer um cosplay x porque não é da sua cor! UÉ

      Excluir
  2. Ooi Hari o/

    Eu sou uma moça negra que tem muita vontade de fazer cosplay, mas por inúmeros motivos eu ainda não fiz isso. Eu sempre fico com receio em relação a personagens. Particularmente acho que não tem problema fazer uma versão sua, como a moça que tu citou que faz cosplay de personagens originalmente brancos, mas vez ou outra as pessoas se incomodam por isso por causa dos estereótipos.É algo chato e bobo, mas dá aquela insegurança, sabe?

    Personagens negros e/ou de pele escura em animes que eu lembro: a Canary de Hunter x Hunter; a Choi e o Mecha de Tamako Market (todos os personagens desse anime são as coisinhas mais fofas do mundo, de verdade); A Sakaki e a Doumeki de Eizouken ni[...]. Tem uma conta no insta (@black_anime_characters)que eles reúnem vários personagens de pele escura, fiquei interessada em assistir pra ver como eles são apresentados (será que é com estereótipos, coisas assim).

    Obrigada por esse post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helou! Sei como é, sempre acaba batendo uma insegurança sobre o que os outros vão falar, mas creio que se fizer um cosplay legal, ninguém vai cagar regra (exceto se a pessoa for racista, mas aí a gente taca fogo)

      Agradeço pela contribuição, acredita que HxH é meu anime favorito e eu esqueci da Canary? Socoooorr!! Assim como esqueci do Usopp, de One Piece, que amo demais k (quando eu montar as imagens, atualizo o post, espero)

      Eu que agradeço, volte sempre <3

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Representatividade hoje ainda é complicado, porque por exemplo muitos preferem a fidelidade a certas obras, outros querem que aja mudanças... então tem muita briga por isso. Quanto a lista fiquei em duvidas entre dois personagens, acreditava que o Kakuzu tivesse esse tom por ser um "morto vivo" e a Integra de Hellsing sempre achei que fosse branca e que seu tom de pele aparentava ser escuro por viver nas sombras, mas em geral é bom ver que o numero de personagens é bem significativo comparado a anos atrás. Poderia citar até alguns personagens que apesar de não serem animes tem uma parcela de fãs que fazem cosplay como a Katara do desenho Avatar a lenda de Aang e a Korra de A lenda de Korra.

    Dreamcatcher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que em matéria de cosplay a gente tem que fazer algo que seja divertido pra gente e, por não existir muitos personagens étnicos em anime, não há problema uma pessoa escura representar uma branca.
      Citei Avatar a lenda de Aang e Korra nas menções honrosas no fim do post, esse desenho é muito bom e cheio de representatividade, eu amo

      Excluir
  4. Olá, Hari! Como vai?

    Ah, essa postagem me trouxe lembranças distantes~

    Por volta dos meus 10 anos, decidi fazer cosplay. Naquele tempo, a discussão acerca de representatividade midiática não era tão forte quanto é hoje. Então, além de ser difícil encontrar personagens de pele escura, era mais difícil ainda encontrar cosplayers pretos no meio otaku. A maioria, dos poucos que resistiam, recebiam apenas comentários ofensivos e vexação. Isso me desencorajou fortemente. A partir disso, desenvolvi um ódio profundo pela minha cor e parei de tomar sol, na "esperança" de me tornar branca.

    Óbvio que não rolou, né? HAHA~ Fiquei cinza e com diversos problemas de saúde.

    Mais de uma década depois, hoje, estou bem sobre isso e muito feliz em ver tanta discussão acerca desse assunto, encontrando cada vez mais cosplayers pretos! Sinto como se fosse um abraço naquela criança de 10 anos, que passou a se odiar por não se ver em lugar algum.

    WOW, que lista diversa, contando com personagens pretos, asiáticos marrom e do Sudeste Asiático ( ´∀`)~

    Ah, Avatar: A Lenda de Aang é perfeito~ ♡ Uma obra cheia de amor e grandes ensinamentos. Gosto muito em como o desenho mostra a diversidade dentro da Ásia e um pouco além, apesar de representarem países fictícios, na série. As influências da Mongólia e de inuítes sobre a Tribo da Água são um ótimo exemplo.

    ♡ Para completar a listinha:
    — Um personagem preto que gostaria de citar é Takenori Akagi (de Slam Dunk);
    — Outra personagem, agora apenas de pele escura, é a Miruko (de Boku no Hero Academia);
    — Por último, Rock Lock (de Boku no Hero Academia).

    . . .

    Trombei com esse bloguinho totalmente por um acaso, li o título da postagem e meus olhos já brilharam. Então, vi a data de atualização e murchei, HAHA~ Gostei muito do Diário.

    Se algum de vocês, escritores do Blog, estiver lendo isso, por favor, considerem voltar. Gostaria muito de ler mais do que vocês têm para nós!

    — Pontarelo
    ( ˶˘ ³˘)♡

    ResponderExcluir
  5. Oiii, eu achei seu site recentemente e
    ameiii tudo que você fala aqui, não abandone plis :(

    ResponderExcluir
  6. Cada um mais lindo que o outro... Esses são o nomes dos personagens ou dos animes? Preciso pesquisar u.u, imagino que deve ter dado um trabalho... Eu não consegui identificar nem um personagem, nem um anime, por conta que não assisti.

    Me ajuda seguindo?
    https://bloguinhodateka2022.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!