
(TEXTO FEITO EM 2013)
Oi oi pessoas! Estou me matando de estudar biologia (edit.: 2013, eu super iludide achando que biologia era a pior coisa que ia me acontecer). Como bem sabem, na Biologia tem muitas palavras "esquisitas" que geralmente são influência do grego, mas também tem muitos sufixos e prefixos do latim. Eu resolvi portar isso porque é algo que tem a ver comigo e é algo que quase ninguém sabe, por exemplo, na biologia tem muito termo em grego, mas grego é algo que a gente sabe, até porque não é tão complicado achar coisas sobre. O latim é uma língua bastante desconhecida, mesmo sendo presente em nossas vidas.
O latim era o idioma falado pelos latinos, etruscos e sabinos; povos que habitavam a região central da Itália chamada de Lácio (Latium), onde atualmente encontra-se a cidade de Roma. Da união destes três povos surgiu a civilização romana, que estendeu seu domínio sobre outros povos através da superioridade bélica. A cultura romana também foi imposta e difundida pelo mundo. Assim, o idioma latino enraizou-se em várias civilizações e originou as línguas neolatinas faladas atualmente, como o português, espanhol, francês, romeno, italiano, etc.
Hoje, embora o latim seja considerado uma língua morta, uma vez que possui poucos falantes fluentes, sabe-se que sua influência vocabular sobre o português é bastante significativa. Veja a seguir alguns exemplos de palavras muito utilizadas em nosso idioma, cuja origem é latina:
- Amar (Amare)
- Cair (Cadere)
- Dizer (Dicere)
- Filho (Filius)
- Mãe (Mater)
- Pai (Pater)
- Bom (Bonus)
- Forte (Fortis)
- Verde (Viridis)
- Água (Aqua)
- Casa (Casa)
- Mão (Manus)
- Ave (Avis)
- Cavalo (Caballus)
- Gato (Catus)
Pra quem manja das biologias já tá ligado em alguns nomes científicos como Felis catus (gato doméstico) e Equus caballus (cavalo doméstico). Além deles, ainda tem a Liophis viridis, que, pra quem manja mais do que os manjadores, é a cobra-verde, uma cobrinha inofensiva.
Você conhece outro termo em latim?
xdcsokwjf0roeiwelcodr
ResponderExcluir?
Excluir