17/12/2025

Desabafo: O pior erro do pré-vestibulando/universitário

Oi oi pessoas! Hoje eu tô zero motivação, então fiz uma capa meia boca, eu não sei até onde eu vou manter essas capas estilizadas porque ultimamente eu estou sem tempo, mas uma coisa engraçada sobre esse post é que a ideia inicial dele veio 10 anos atrás e eu não quis jogar fora quando eu reli o pequeníssimo texto que tinha aqui, então escrevi por cima. Isso em... 2019... Sim, faz 6 anos. Hoje, 6 anos depois, eu reli novamente e vejo que tem mais coisas a acrescentar. Eu não sei se é útil ou se alguém lerá isso, mas eu achei legal registrar, até porque minha escrita mudou muito. 

Escrita dia 05 de janeiro de 2015: 

Eu sei que a pressão é intensa, sinto vontade de chorar toda vez que penso em vestibular. Sempre tive certeza do que quero, mas tudo parece tão vazio. Sempre ouvi absurdos sobre o terceiro ano, mas sempre achei que eu poderia superar, que estava tudo tranquilo porque eu sempre estudei muito. Realmente está sendo tranquilo, mas não porque eu estou me dando bem nas matérias e sim porque eu já não me importo mais. Chega um momento da sua vida que você não se importa mais se passa ou não, não interessa mais entrar numa faculdade e construir uma vida. Foda-se.

Está tudo bem agora porque eu não sinto mais vontade de estudar, não sinto mais vontade de blogar, eu não estou bem, preciso de ajuda. Sei que não vou passar, pois não estou estudando como deveria. Aliás, talvez nunca tenha estudado como deveria. Eu sou um lixo, uma pessoa inútil que se sente completamente insuficiente, mas não sei porque a surpresa, todos já tinham me avisado que eu não sou nada mesmo. Eu estou exausta, sobrecarregada como nunca estive antes. Ou estava. Agora eu não ligo mais. Foda-se.

Escrita dia 29 de maio de 2019:

Evidentemente não era a pior parte da minha vida, talvez eu preferia mesmo não ter passado e me afundado cada vez mais, só que eu fiz essa burrada de ter passado e tive aquele choque de realidade, que eu não merecia essa vaga, que agora eu teria que estudar duas vezes mais, esquecer a distrações. "Distrações". O pior erro do estudante é acreditar que distrações existem ou que elas são ruins, como se fossem inimigos a combater constantemente, diariamente, nos forçamos a estudar sempre, pois nunca é o suficiente, mas quer saber? Foda-se.

Estudei pra caralho e não sei onde cheguei, ou se cheguei a algum lugar. Não sou o tipo de pessoa que desestimularia outras a deixarem de estudar, mas não quero que todos façam o que eu fiz. As pessoas sacrificam tudo pra conseguir sucesso na vida, podem sacrificar a própria vida. Eu sacrifiquei a minha, meus hobbies, meus amigos, minha felicidade e meu amor. No fim apenas sobrou uma pessoa doente, sozinha e que nunca conseguia sucesso pleno e absoluto porque isso é outra ilusão inventada na nossa vida acadêmica. Mas foda-se.

Nem todo o sucesso profissional que eu quis alcançar valeu o preço da minha vida, e ainda não alcancei nada.

Escrita dia 17 de dezembro de 2025:

Eu não sei mais o que fazer. Em 2019 eu já tinha consciência que eu estava desperdiçando minha própria vida estudando tanto, mas eu nunca parei, é impossível parar quando você tem tanta pressão social. Eu não parei, veio a pandemia e eu só estudei mais, comecei um Instagram profissional, passava o dia inteiro vendo palestras acadêmicas. E era divertido até, mas sei lá, o mundo não é a sua área favorita da faculdade.

Eu tranquei o curso pós-pandemia. Alguns diriam que foi por dificuldades enfrentadas no passado, mas foi pior, eu já não conseguia me levantar da cama pra pegar ônibus todos os dias. Não foi a pandemia que me trouxe isso, foi a falta dela. Foi perceber que eu teria que performar a perfeição que eu já estava cansado de performar, aparecer pra professores que eu "decepcionei" e parecer 

Eu ainda não terminei a faculdade. Espero que eu consiga, eu não aguento mais nunca terminar nada que começo. Mas, pelo menos, eu estou bem com isso, eu acho. 

Hoje, depois de tanto tempo, eu passei em um concurso. Não é a área que eu quero, mas é a área que me dá dinheiro. Não me arrependo de ter estudado tanto, mas talvez me arrependa de não ter feito um concurso antes, estudar pra faculdade é uma das coisas que mais frustra a gente. O meio acadêmico é um dos mais tóxicos que existe e infelizmente eu vou ter que voltar pra lá porque se eu tiver um mestrado eu consigo aumentar meu salário no meu cargo atual.

Enfim. Muita coisa mudou, eu não sei como termina, mas acho que estou satisfeito. Ainda não tenho amigos, estou tentando reencontrar meus hobbies que se perderam no meio do caminho, mas eu acho que eu ainda sou eu. Obrigado por ler até aqui. Esse blog esconde uma dessas partes de mim que se perdeu e eu tô tentando achar. Vocês são especiais pra mim. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regrinhas de convivência ao comentar:

— Pode abusar dos palavrões, mas qualquer ofensa ou desrespeito será excluído, repudiamos machismo, homofobia e qualquer tipo de preconceito e ataque. Odiamos também qualquer cancelamento e problematização excessiva. Façam críticas construtivas;

— "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;

— Façam pedidos à vontade, lemos todos os comentários e sempre respondemos, mesmo que demore;

— No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer.