16/03/2014

Origem do Aniversário

 
~Nyah! Olha o Rih-kun aqui passando no DdO! Estou um pouquinho bugado com as datas e com o próprio blogger, então pergunto: Eu postei ontem? Sei lá, estava um pouco confuso. Alguém aqui já comeu Bala Soft? Achei umas aqui em uma lojinha por aqui e por um segundo me senti muito velho por ainda conhecer isso, mas comprei quase a loja inteira de bombons. Genty! Ai como eu amava -ainda amo- Bala Soft! Quem quer? #Partiu! Mandar pelo Sedex -q. Sem conversa, agora é sério -q 

Origem

Comemorar o dia do nascimento existia desde a Roma antiga, lá era conhecido como "dies sollemnis natalis". E antes disso, já se preparavam o bolo, por exemplo, mas não havia a festividade de hoje. Os bolos de aniversário surgiram na Grécia, quando os adoradores de Ártemis passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua. Naquela época, as fases lunares serviam como calendário para o homem e cultuar a deusa era uma forma de pedir proteção.

A origem é mais ou menos assim: Acreditava-se que na data de aniversário, espíritos malignos vinham roubar o espírito do aniversariante e era preciso tomar medidas para prevenir tal coisa. Por ser ligada a superstições, a tradição foi inicialmente considerada pagã pela Igreja Católica e só foi adotada no século 5, quando a instituição passou a celebrar o nascimento de Jesus. Mas a prática de comemorar aniversários só se tornou comum no Ocidente no século XIX, porque na Alemanha foi organizado uma festa comemorativo coletivo. Essa tradição não é seguida no mundo inteiro. No Vietnã, por exemplo, a comemoração não se dá na data do nascimento, mas sim no ano novo, coletivamente. E em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.

Curiosidades

As velas em cima do bolo surgiram na época dos deuses antigos. As velas aludiam ao brilho e à luz da Lua, uma delas era colocada sobre o bolo ofertado para Ártemis. As pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu e protegia o aniversariante de espíritos ruins.

Jogar ovos e farinha no aniversariante virou um costume popular no Brasil nos anos 80. Acredita-se que seja uma variação dos puxões de orelha ou do "com quem será?" cantado nos parabéns. A ideia era fazer um bolo na cabeça do aniversariante, mas digamos que não dá muito certo.

Na Roma antiga, na noite do aniversário, presentes e objetos de proteção eram espalhados em volta do aniversariante para afastá-lo do mal como se fosse um amuleto. Os familiares e amigos se reuniam e entregavam os objetos às crianças. Atualmente presenteamos a pessoa com algo que ela gosta.

Os ingleses foram os pioneiros no envio de cartões, no começo do século XX. A ideia não era só desejar bons votos mas também pedir desculpas por não comparecer ao aniversário da pessoa. Isso porque faltar à festa sem dar satisfações é considerado uma extrema falta de educação pelos britânicos.

Inventados a partir de experiências com gases no século XIX, os balões foram incorporados aos aniversários por serem considerados divertidos para as crianças. Aliás, acredita-se que balões feitos de tripas de animais foram os primeiros brinquedos inventados. O ato de fazer barulho também era um costume para espantar os maus espíritos.

O "Parabéns a Você" é uma adaptação da melodia "Bom Dia a Todos", criada por duas irmãs nos EUA, no fim do século XIX. A canção só ganhou a letra de feliz aniversário em 1912 e, hoje em dia, é cantada em mais de 30 idiomas. A versão brasileira foi composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello em 1942.

Os doces oferecidos na festa variam de acordo com a cultura local. No Brasil, o brigadeiro ganhou esse nome graças ao brigadeiro Eduardo Gomes, político que disputou a presidência em 1945. As eleitoras e fãs criaram o doce que levava seu nome para ganhar votos. Nos EUA, servem-se cupcakes e, no Reino Unido, bolinhos com geleia.


Sei tudo sobre a Grécia, mas divei pesquisando o resto, fala aí

2 comentários:

  1. espíritos malignos o.o
    vou ver isso direito kkkkk . adorei a história

    http://euamotutoriais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, macabro não? Pode ver, é verdade mesmo u.u

      Excluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!