03/06/2018

Como criar histórias românticas

Oi oi pra quem ainda está aqui! Eu estava com esse post nos rascunhos há tempos e tive que refazer porque estava muito ruim, nossa, como eu tive coragem de criar um blog escrevendo daquela maneira? Enfim... Gosto muito de escrever histórias de romance, principalmente homossexuais, você sabem o velho e bom yaoi. Não tem muito segredo pra escrever histórias assim, aqui nesse post tem tudo o que você pode precisar, deixei o mais completo possível, espero que gostem, tenho um carinho imenso por esse post, então ele ficou bem grandinho, mas é de grande ajuda <3

Inspiração
Esse é o primeiro passo, como vou conseguir inspiração pra isso? Bem, a inspiração pra uma história de romance não tem erro, use o seu exemplo -mesmo se for um romance à distância- ou de alguém a sua volta -peça permissão da pessoa antes-, aí é só trocar os nomes e fazer modificações. Se você não teve ainda uma experiência interessante ao ponto de escrever, você pode caçar livros, fanfics e filmes dessa categoria e misturar a base das histórias de cada pra criar a sua história. Lembre-se que copiar é inadmissível, mas falo isso porque a maioria das histórias de romance, mesmo que muito originais, seguem um padrão clichê que não é problema seguir em um caso de uma história de romance, pois o que mais vai contar é a sua escrita.

Ah! Tenha cuidado pra não se prender às essas inspirações que eu disse anteriormente, elas são um ponto de partida, o truque da criatividade é deixar as inspirações e trabalhar num mundo hipotético, por exemplo, se você já deve que namorar à distância, o que aconteceria se vocês se encontrassem? Faça perguntas do tipo "e se" pra explorar mais a imaginação, não se prenda a coisas concretas. Na verdade, quanto mais "e se" você se perguntar, mais original sai a história. Além disso, você pode se inspirar em períodos históricos ou culturas diferentes, manchetes de notícias, letras de músicas, revistas de fofocas, sonhos que você teve, programas de TV... Enfim, tem muita coisa, o que não falta é material.

Segue aqui em baixo alguns temas clichês que vocês podem aprofundar:
  • Sentimento não correspondido.
  • Incompatibilidade e diferenças entre duas pessoas (não estou falando do "amor e ódio", estou falando de duas pessoas que não se dão tão bem por serem diferentes, mas que não sabem ainda que essas diferenças os fazem se completar, a ideia do "amor e ódio" é até boa, não não faz sentido, então prefiro a tal da incompatibilidade).
  • Mágoa, o ato de se redimir e uma reconciliação.
  • Amor à primeira vista? NÃO! Interesse à primeira vista, amor ainda será desenvolvido.
  • Um dos protagonistas já teve um relacionamento abusivo e tem medo do que possa acontecer em um novo relacionamento.
  • Melhores amigos.

Personagens
Se você quer fazer uma fanfic de personagens que já existem é um trabalho mais fácil, maaas tenha cuidado pra não fazer um personagem fazer o que ele nunca faria ou falar o que não falaria, se ficar incoerente, não faz sentido usar o nome desses personagens, por exemplo... Todo mundo aqui conhece Naruto, certo? Eu vejo mudarem 1000% a personalidade do Sasuke pra encaixar na história. Mudaram tanto a personalidade dele que às vezes quando alguém não muda, acho estranho. Claro que você pode mudar, a fanfic é sua, mas tem gente que não gosta, sabe? Imagina só, o Sasuke super rindo pra caralho é tipo qualquer protagonista shounen desistindo dos seus objetivos. Tente não fazer incoerências -você vai ver que é divertido também-.

Se seus personagens são criados por você mesmo, tem um erro crucial em romances que você vai evitar: Não faça os personagens ficarem parecidos demais, mesmo que eles já sejam parecidos no desde o início da história, em vez disso, crie pontos em comum entre eles. Outro erro comum é criar um dos personagens como se fosse perfeito, gente... Não tem isso, todo mundo faz merda, não tenha medo de botar o personagem pra fazer merda, errar é humano. Além disso, não "caricaturize" os personagens, ou seja, não exagere em uma determinada característica. Não faça o personagem totalmente sonso ou totalmente grosseiro, whatever... Em breve vou fazer um post sobre criação de personagens, mas se você se focar nesses pontos, já tem uma profundidade boa. É bom também saber o que cada personagem mais valoriza pra evitar incoerências.

Ah! Os personagens são o principal em um romance -e em muitos outros gêneros-, como é um gênero que é focado na relação entre personagens, se eles forem desinteressantes, você acaba de cagar a história, por mais legal que seja, não vai ser romântica. As principais dicas são: Evite clichês na hora de fazer o background e faça eles serem o mais "humanos" possível. É aquilo que eu disse antes, não caricaturize. É legal também que um dos personagens tenha uma mania esquisita como colecionar moedas de 10 centavos, por exemplo.

Problema ou clímax
Isso aqui vai ser de acordo com o gênero principal da história, mas se sua história é apenas romântica, esse problema é impossibilidade de continuar o relacionamento -ou algo muito perto-, um deles pode estar se mudando ou pode estar doente, quem sabe os pais não aprovam, ou um dos personagens fez uma merda grande, se é culpa do antagonista... Enfim, algo que pode desequilibrar a relação dos dois. Você pode colocar um mal entendido, algum segredo que um dos protagonistas tinha e que não revelou... Cara, já dei muitas ideias aqui, você quer mais, @?

E, como eu exemplifiquei antes, não necessariamente o problema precisa ser uma crise de ciúmes ou antagonista direto, por favor né... Cansamos disso, o problema pode muito bem ser uma situação específica que não necessariamente possui culpados.

Jeito e estilo de escrita
Bem, isso aqui é bem livre, cada um tem o seu jeito de escrita, mas eu aconselho sempre prezar pelo equilíbrio, não descreva demais e nem descreva pouco, não dê falas demais e não dê falas de menos... Esse tipo de coisa. Claro, pode ficar muito bom qualquer fanfic carregada, mas geralmente as pessoas que possuem esse estilo próprio já são experientes em escrever, por exemplo... Eu descrevo muito, mas as minhas histórias geralmente possuem um ritmo lento mesmo, ou são romance yaoi ou um terrorzinho básico, eu já tenho esse estilo fixo -embora não me considere tão experiente-.

Um outro conselho que dou pra romances é abusar de metáforas, em coisas românticas, a gente tem que usar metáforas de um jeito ou de outro. Na verdade, figuras de linguagem são importantes e é bom você dar uma estudadinha nelas pra saber como usar, mas a metáfora a gente faz inconscientemente, então comece por elas. Também é legal usar elas pra fazer trocadilhos com os personagens. Por exemplo, se o personagem da sua fanfic pertence a um universo shounen e usa fogo ou explosões, como o Katsuki Bakugou, não hesite em usar -vez ou outra- metáforas e alusões que remetem ao quente e coisas afins.

Escreva como se sua vida dependesse disso, escreva desesperadamente e com o coração, se coloque no lugar de cada personagem, como estão os sentimentos deles? Passe isso na sua história, se estão confusos, passe confusão e incoerência, se estão cansados, passe tédio e lentidão, enfim... Parece difícil falando assim, mas tudo se torna menos complicado quando a gente finge ser o próprio personagem, se a gente se colocar no lugar dele, a gente passa a ter suas mesmas emoções, assim a escrita flui normalmente.

Ah! Se você for de ousar muito e tiver uma certa experiência escrevendo, uma coisa que particularmente gosto é de histórias que não seguem um padrão linear. Tipo começar no presente, fazer saltos temporais entre passado e presente ou até mesmo começar no passado e avançar tantos anos no futuro, whatever... Saltos temporais, se não forem usados excessivamente, podem ser usados pra não cansar o leitor.

LEIA, RELEIA, REVISE, EDITE E PEÇA PRA ALGUÉM LER.
Lembrem-se que um bom escritor não é aquele que escreve bem, é aquele que é essencialmente crítico durante as revisões do próprio texto.

É isso por hoje! Tava com uma inspiração da porra pra falar sobre o processo de criação e não pude deixar a oportunidade pra post passar assim em branco, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!