19/08/2014

Curiosidades da Europa

Yo yo kawaiis! Não, Rih-kun nom murreu u3u Na verdade, tudo está acontecendo comigo em um período bem curto. Não sei se cheguei a falar isso pra vocês, mas eu me mudei para os Estados Unidos e minha vida virou de cabeça pra baixo. Próximo ano vou refazer o que seria o terceiro ano do ensino médio aí no Brasil e agora estou meio que "recomeçando" minha carreira de ator, aqui eles pegam bem pesado com isso e o Rih-kun está sofrendo gente! Enfim... Não estou aqui pra falar disso nom, cliquem no botãozinho leiam minhas típicas curiosidades inúteis u3u

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

O nome Islândia significa algo como “Terra do Gelo”, por isso o nome do país em inglês é Iceland. E, apesar de pertencer oficialmente a Europa, a Islândia se localiza numa região próxima da América do Norte.

A islandesa Reikjavik é a capital mais setentrional -ou mais ao Norte- do mundo.

Sverige -ou Suécia- vem de Svearike, que significa Reino de Svear, povoado que ocupava o país no século IX.

Chamada de Cruz Nórdica, a cruz da bandeira sueca esta também presente nas bandeiras de Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia. Ah! Esses países já fizeram parte da Suécia.

A Suécia foi o primeiro país da Europa a imprimir dinheiro em notas.

Como em alguns países da Europa, os suecos não costumam usar cortinas em casa. É muito comum encontrar casas sem cortinas e... saber tudo o que acontece lá dentro.

A sauna é praticamente uma instituição finlandesa. Existem cerca de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os anos na cidade de Heinola, perto de Helsinque. A competição é simples: ganha quem consegue ficar mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º C.

O finlandês não se parece nem um pouco com a maior parte das línguas europeias -línguas eslavas, germânicas e latinas-. Pertencente ao grupo de línguas fino-úgricas -também chamado de ugro-finês-, o finlandês se assemelha mais ao estoniano e ao húngaro.

Localizada na América do Norte, a Groenlândia é um Estado autônomo ligado à Dinamarca. A Chefe de Estado é a rainha dinamarquesa Margarida II. Aliás, “Groenlândia” significa “terra verde” em dinamarquês.

A bebida típica da Dinamarca -assim como de toda a Escandinávia- é o aquavit, uma espécie de destilado de batata.

Os alemães são um dos maiores consumidores de cerveja do mundo. Cada cidadão consome, em média, 112 litros por ano. Existem mais de 1.200 cervejarias ativas e 5.000 marcas de cerveja no país.

Os alemães também são grandes consumidores de pães. Existem 400 variedades de pães e 1.200 tipos de pãezinhos no país.

Se você ficou impressionado com a variedade de cerveja e de pão, só uma coisa: existem mais de 1.500 tipos de salsicha na Alemanha.

A Holanda é praticamente não possui montanhas e 40% do país fica abaixo do nível do mar.

Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais influentes metrópoles do mundo, foi fundada em 1624 por holandeses. A cidade foi batizada de Nova Amsterdã e só mais tarde recebeu o nome atual.

O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange -mártir da independência da Holanda- e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Laranja é a cor da dinastia de Orange -laranja em português-, da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Por isso a cor do uniforme do Futebol holandês é laranja.

A cidade de Waterloo, onde Napoleão Bonaparte perdeu sua última batalha, fica na Bélgica, a poucos quilômetros de Antuérpia.

O melhor chocolate do mundo é o belga. -suíço? Nada!-

Os belgas costumam comer só com a mão esquerda, mesmo os destros.

Os belgas adoram vinho e são loucos por cerveja. Existem tantos tipos e tantas marcas de cerveja no país que daria para tomar uma por dia durante dois anos sem repetir a marca. 

Cada variedade de cerveja belga é servida num copo apropriado, inclusive as trapistas -tipo de cerveja produzida em mosteiros por monges-

Os belgas sempre foram conhecidos como grandes lapidadores de diamantes. Os diamantes lapidados em Antuérpia são considerados os melhores e mais bonitos do mundo.

O nome Inglaterra vem de “Eng Land”, que significa “Terra dos Anglos”. Anglos foram uma das tribos de etnia germânica que ocuparam a parte sul da ilha da Grã-Bretanha no final da dominação romana.

Londres é a capital da Inglaterra -e da própria Grã-Bretanha-. É também a cidade mais populosa, com mais de 7 milhões de habitantes. Londres foi fundada pelos romanos com o nome de Londinium no ano de 43 d. C.. Não existe consenso sobre o significado da palavra Londinium, mas alguns estudiosos acreditam que seja “seguindo o rio”.

Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, rivalizando com Metrópoles como Nova York, Los Angeles e Paris. Lá é possível encontrar dezenas de comunidades: norte-americanos, franceses, latinos, árabes, indianos, chineses, paquistaneses, gregos, negros, caribenhos e judeus, entre outras.

Ao contrário do que muitos pensam, o lendário rei Arthur nunca foi rei da Inglaterra. Isso por que no tempo em que ele governou não existia o país que hoje chamamos de Inglaterra.

Assim como em todo o Reino Unido -e em alguns países como Austrália e Japão-, o trânsito inglês flui na direção contrária ao nosso e o volante fica no lado direito dos automóveis.

Um dos santos padroeiros da Irlanda é Saint Patrick (São Patrício). Comemorado em 17 de março, o St. Patrick’s Day é feriado na Irlanda. Aliás, também é feriado em cidades com forte presença de irlandeses e descendentes, como Nova York.

Por falar em feriado, você sabia que existe na Irlanda um feriado chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho? O Bloomsday foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. É o único feriado em todo mundo dedicado a um livro.

A expressão Trick or Treat ou “gostosuras ou travessuras” se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, só que vestidas com roupas extravagantes.

Apesar de possuir menos gente do que a cidade de São Paulo, a Suíça é um país densamente povoado, com 186 hab./Km2. A explicação é simples: além de ser pequena, a Suíça é montanhosa. Os Alpes Suíços ocupam cerca de 60% do país.

A Suíça tem 1,11% de habitantes com mais de 100 anos, a mais alta porcentagem de centenários da Europa. A expectativa de vida atualmente é de 80 anos.

A Suíça possui quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. O alemão é a língua com maior número de falantes -62% da população- e o romanche, a que possui o menor -menos de 1%-. Romanche é uma língua de origem latina parecida com o português.

A democracia é super respeitada e o referendo, uma mania nacional suíça. Ainda existem cantões onde os moradores realizam votações em praça pública.

A famosa Guarda Suíça do Vaticano nasceu de uma solicitação de proteção feita em 1503 pelo Papa Júlio II a nobres suíços. A Guarda foi formada em 1506 e, desde então, responde pela vigilância da Basílica de São Pedro e todo o território do Vaticano.

A Áustria foi parte de um imenso império, que aglutinava diversos países: Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia. Chamado de Império Austro-Húngaro, ele se dissolveu em 1918, com o fim da I Guerra Mundial.

O ditador alemão Adolf Hitler nasceu na Áustria. O país foi anexado pela Alemanha nazista em 1938 e só reconquistou a independência no final da Segunda Guerra Mundial.

As três cores da bandeira da França simbolizam os ideais da Revolução Francesa: Liberté, Égalité e Fraternité, significa Liberdade, Igualdade e Fraternidade respectivamente. Representam também o poder legislativo, o executivo e o povo. 

Chamado de La Marseillaise, o hino nacional da França foi composto em 1792 por um oficial do exército chamado Claude Joseph Rouget de Lisle. Recebeu esse nome por ter sido popular entre as unidades do exército de Marselha durante a Revolução Francesa.

A França é o país mais visitado do mundo, recebendo por volta 82 milhões de turistas estrangeiros anualmente.

Queijos. Os franceses são grandes produtores e consumidores do produto. Existem mais de 400 variedades do produto no país.

Os franceses desconhecem o nosso pãozinho francês. A receita surgiu no início do século 20, na época da I Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros ricos que voltavam de viagem a países da Europa, provavelmente inspirados pela baguette francesa. Ela só surgiu no início do século XX e difere da receita do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Em Paris, todas as árvores são podadas ao atingirem 10 metros de altura, por determinação do Luís XVI, que determinou que "nada poderia ser superior aos seus domínios". Essa prática é mantida até hoje.

Enquanto o brasileiro tem o costume de comer pão francês no café da manhã, os italianos mantém o de comer brioches. O brioche é uma espécie de pão doce recheado com creme.

O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Existem inúmeras versões para a sua origem. Uma das mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.

Na Europa, um hábito comum é dividir a mesa com estranhos, mas cada país tem sua particularidade, por isso, é bom ficar atento. Na Itália, por exemplo, palitar os dentes é um jeito de mostrar que você gostou dos alimentos; já na França, isso é falta de educação.

A legítima mussarella -em italiano, mozzarella- italiana é produzida com leite de búfala.

Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Preparada com a paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica. Fãs do embutido, os italianos elegeram até uma Rainha da Mortadela: a atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estrelou La Mortadella, filme dirigido pelo diretor Mário Monicelli.

Criada por imigrantes italianos, a linguiça calabresa não tem similar na Itália. Ela recebeu o nome da pimenta usada na sua composição. Por falar nisso, a linguiça é chamada na Itália de salsiccia.

O Brasil foi um dos países que mais receberam imigrantes italianos. Calcula-se que mais de 25 milhões de brasileiros tenha origem italiana.

A cor azul da camisa da selecão italiana de futebol é a cor da monarquia -apesar da Itália não ser mais uma monarquia-.

Dos 10 menores países do mundo, cinco estão na Europa. São eles: Vaticano, Malta, Liechtenstein, San Marino e Mônaco.

Com apenas 900 habitantes, o menor país do mundo é o Vaticano.

Mônaco é um país tão pequeno que algumas residências tem a sala em Mônaco e o quarto na França.

O maltês, língua falada em Malta, é uma mistura de árabe com italiano.

Sabe por que os portugueses são chamados de lusitanos? Por causa dos lusitanos, um conjunto de tribos que habitava a região do atual Portugal desde a Idade do Ferro.

O Reino de Portugal foi criado em 1143, com fronteiras definidas em 1249, o que faz de Portugal o Estado-Nação mais antigo da Europa.

Não se sabe se é lenda ou se é realmente verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança. Aliás, também é muito difundida a história de que o bairro novaiorquino do Queens recebe esse nome em homenagem a mesma Dona Catarina.

Todo o mundo sabe que o sobrenome Silva veio de terras portuguesas. O que poucos imaginam é que ele é mais antigo do que Portugal. O sobrenome surgiu no tempo do Império Romano e denominava os habitantes das regiões de matas ou florestas -“silva”, em latim é o mesmo que selva-. Mas por que existem tantos Silva no Brasil? Por três motivos: é muito usado em Portugal, muitos portugueses adotaram o Silva quando vieram para cá -provavelmente para manter o anonimato- e o sobrenome foi dado a milhares de escravos que foram trazidos para o Brasil.

O nome Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II da Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao fato da descoberta deste país constituído por mais de 7.000 ilhas no Oceano Pacífico ter sido colônia espanhola.

Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h00 da tarde.

A cidade Valência é uma das mais antigas da Espanha. Existem registros de sua existência no século II a.C.. Por causa de seus parques e jardins, Valência é conhecida como “a cidade das flores”.

Outra grande atração de Valência é o Museu de Touradas, uma instituição totalmente dedicada ao passatempo predileto de boa parte da população espanhola: as touradas.

Tomatina é tipo uma celebração em que as pessoas guerreiam com tomate. A Tomatina acontece sempre na última quarta-feira de agosto na cidade Buñuol, Província de Valência.

Um dos produtos mais consumidos na Espanha -e fácil de encontrar em qualquer mercado-, é o jamón -presunto produzido com a pata traseira do porco-.

Budapeste, capital da Hungria, nasceu da fusão de duas cidades: Buda e Peste.

Os tchecos são campeões mundiais de consumo de cerveja. Cada habitante consome, em média, 1.600 litros por ano.

A Romênia é o único país do leste da Europa onde a população fala uma língua de origem latina. Aliás, Romênia é o mesmo que Romana, referência a Roma.

O romeno também é falado na República da Moldávia.

A Transilvânia, terra do famoso Conde Drácula, fica na Romênia.

O país com maior número de ciganos é a Romênia.

Os búlgaros abanam a cabeça para cima e para baixo para dizer não.

Ao visitar alguns templos religiosos na Grécia, não se permite que os visitantes entre com roupas como bermudas, shorts, ou peças curtas.

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

As distâncias Leste-Oeste e Norte-Sul da Rússia são realmente grandes e significantes. Leste e Oeste são separados por mais de 9.000 Km de terra. A distância mínima entre Norte e Sul é de 2.500 Km e a máxima, de 4.000 Km.

Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.

As mínimas do inverno russo podem variar entre -20º C e -40ºC no inverno siberiano -já foram registrados -60º C-. Aliás, a cidade mais fria do mundo é Yakutsk, na região da siberiana da Yakutia, onde as temperaturas podem bater na casa dos inacreditáveis -50ºC.

Você sabia que a maior floresta do mundo não é a amazônica, mas a taiga russa? Formada por coníferas -os populares pinheiros-, a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

Os russos utilizam o nome do pai como um nome médio e adicionam o vich -filho de- para meninos, ovna ou evna -filha de- para meninas.

Para os poloneses, a Páscoa é tão importante quanto o Natal. O comércio fecha, as famílias se reúnem e as ruas ficam vazias. Não seria exagero dizer que o país para durante as celebrações da Páscoa.

Curitiba é a segunda cidade fora da Polônia (a primeira é Chicago, nos Estados Unidos) com o maior número de descendentes de poloneses.

Fonte: (www) e (www

Acho que nunca fiz um post tão extenso, me perdoem desu >////< 

10 comentários:

  1. Que legal, então você tá morando nos Estados Unidos? Massa! Faça um post de como é viver ai, como chegou, porque se mudou etc(se não for incomodar, claro)
    Curiosidades interessantes, algumas são estranhas kkk
    Bjs http://queen-ofsilence.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou, não me orgulho muito disso nom mas é provável que eu faça mesmo um post desses
      Sim, adoro pesquisar curiosidades que ninguém pesquisa >////<

      Excluir
  2. Como assim você foi para os estados unidos?! E, arre, eu não quereria que pegassem pesado comigo. Bem, seja como for, tenho a certeza de que você irá longe se der o seu melhor, seja nos EUA, brasil, ou onde quer que seja. Ah, e sobre o post, eu moro na europa, mas não sabia quase nehuma das curiosidades. Que ironia >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui sim, não que eu goste daqui, acho que eles pegam pesado porque aqui as pessoas valorizam muito a arte e o esporte, aí eles levam tudo muito a sério ><

      Excluir
  3. Yoooo beleza!?
    Que show você está morando nos EUA >/////< (sempre quis conhecer o exterior mas a pobreza me impede TT^TT), enfim boa sorte na sua nova vida XD.
    Bem sobre as curiosidades......nossa nunca vi tanta curiosidade na minha vida '-', eu também não sabia que eu e a rainha da Holanda compartilhávamos o mesmo nome......show XD (ainda visito a Holanda qualquer dia desses!).
    Adorei as curiosidades XD
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo lecau u3u
      Obrigado, vou mesmo precisar de muita sorte e carisma, porque não ta fácil pra ninguém kkkkkk
      Gomen, acho que me empolguei >/////<
      Wow! Que lecau! Queriater um nome nobre também -ou tenho, quem sabe néh?-

      Excluir
  4. KKkk, quando eu vi isso na tv à um tempo atras eu morri de rir... O nome é Pão Frances mas os próprios franceses desconhecem a receita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Essa "baguette francesa" deve ter um gosto bem diferente pelos ingredientes a mais.
    Postagem ficou muito legal Richard.
    Abraço | EO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi na tv nom ç.ç
      Queria ter visto como era ><
      Sim, eu queria experimentar... Eu queria muita coisa -q
      Obrigado >////<

      Excluir
  5. eu moro na europa e não sabia nada disso rsrs

    Blog || Aishiteru em Contos ||

    ResponderExcluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!