05/06/2014

Significados das cruzes

Adorei este gif da Lucy-chan *---*

Olá meus fofitos de mel? Estou com fome, meu tio não está em casa e não sei cozinhar, o que faço? Eu acho que perdi minha chave, preciso comer TT^TT Faz muito tempo que não posto curiosidades? Dessa vez eu não procurei, a curiosidade veio até mim em uma série de livros que estou lendo chamado "Dicionário Universal de Curiosidades", se eu não me engano tem oito livros e é escrito por uma equipe de técnicos de pesquisa e professores, no livro tem tanta coisa legal, estou no terceiro da série *--*




Cruz simples ou Cruz Grega

Em sua forma básica a cruz é o símbolo perfeito da união dos opostos, por isso os quatro lados da cruz são iguais. Dela e da cruz latina derivam a maioria das utilizadas em heráldica.





Cruz de Santo Antonio ou Cruz Tau

Recebeu esse nome por reproduzir a letra grega Tau. É considerada por muitos, como a cruz da profecia e do Antigo Testamento. Dentre suas muitas representações estão o martelo de duas cabeças, como sinal daquele que faz cumprir a lei divina, encontrado na cultura egípcia, e a representação da haste utilizada por Moisés para levantar a serpente no deserto.


Cruz Cristã ou Cruz Latina

O mais conhecido símbolo cristão. Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que Jesus Cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Além da crucificação, ela representa a ressurreição e a vida eterna.





Cruz de Anu

Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse símbolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço.





Cruz Ansata (Ankh)

Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Existe também a interpretação que faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.



Cruz Gamada (Suástica)

A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.


Cruz Patriarcal

Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Caravaca possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga e por jesuítas nas missões no sul do Brasil.

                        
Cruz Invertida ou Cruz de São Pedro

Várias pessoas acham que esta cruz é sinal de rejeição a cristo e satanismo, mas isso não é verdade, esta cruz é um sinal de São Pedro, que antes de morrer, pediu para que fosse crucificado com a cruz de cabeça para baixo por que não merecia morrer igual a Jesus. Símbolo de humildade.


Obrigado por ler minna! Acho que vou postar várias coisas relacionadas a este livro, é muito bom *o*

4 comentários:

  1. A unica que eu sabia bastante coisa era a "Cruz Ansata"... Porque eu fiz trabalhos sobre ela no ensino médio e assisto muitos documentários e filme sobre o Egito antigo, mas essa da cruz invertida foi nova para mim, eu sabia que ela não significava anticristo mas que era um sinal de São Pedro foi nova para mim.
    aTe+ || Yaoi Eien

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo um estudioso de cultura egípcia, sou um estudioso de cultura grega, sei até falar e escrever em grego ><
      O livro tem muita coisa que eu não sabia, inclusive isso da cruz de São Pedro u3u

      Excluir
  2. Interessante o.o >.<

    -- www.garotasakura.blogspot.com.br -- Passa lá Gente >.< Siga, deixe seu comentário , compartilhe >.< Arigato >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito interessante, vou visitar seu blog, adoro fazer isso ><

      Excluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!