22/06/2014

Curiosidades sobre a água

Yo minna-san! Sou eu de novo em um post programado!

Neste momento devo estar a assistir Boku x Inu, estão me recomendando demais este anime e tomei uma iniciativa de finalmente assisti-lo -eu estava enrolando demais-. Se eu tivesse uma máquina do tempo aqui, talvez eu diria minha opinião sobre o anime aqui mesmo, mas como não tenho então esperem.  Essa ideia de postagem veio do Rih, mas ele anda ocupado demais com umas coisas do teatro -pra quem não sabe, ele é ator de teatro-. Estou postando isso para retribuir as várias postagens que ele fez por mim -q

97,5% da água do Planeta é água do mar, apenas 2,5% da água existente na Terra é doce, 2% está contida nos glaciares e icebergs. Há 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos. Muitas vezes essa porcentagem está em grandes profundidades, impedindo a sua exploração. 

Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.

Os oceanos contém mais de 1 300 000 000 km³ de água.

Se nada for feito em relação à água especialistas preveem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante. -futuro não muito distante = 2050-

A profundidade média dos oceanos é de cerca de 4 km.

Os mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigênio existente na atmosfera.

A maioria da água que consumimos diariamente procede dos alimentos. 95% de um tomate é água. Outros que têm um alto conteúdo de água são as maçãs (85%), espinafre (91%) batatas (80%).

A Terra parece ser o único planeta do sistema solar que tem água no estado líquido. A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para se desenvolver - com temperaturas entre o 0ºe os 100º, que permitem a existência da água neste estado.

Da água que gastamos em nossas casas, cerca de 75% é usada na casa-de-banho.

Uma torneira mal fechada pode chegar a desperdiçar mais de 50 litros por dia, o que corresponde a mais de um metro cúbico por mês.

De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.

Um autoclismo que esteja a perder água pode desperdiçar em seis meses mais de 171 000 litros de água.

Se a água dos oceanos evaporasse, a quantidade de sal retida seria suficiente para cobrir os continentes, numa camada com cerca de 1,5 metros de espessura.

Uma descarga de autoclismo num país desenvolvido consome um volume de água equivalente ao que é em média utilizado diariamente por uma pessoa num país em vias de desenvolvimento para a sua higiene, para beber, para limpeza e para cozinhar.

Mais de metade das reservas de água no mundo encontram-se concentradas em apenas 10 países, seis deles são Brasil, Rússia, USA, Canadá, China e Indonésia. 

Na África, 11 países já não têm água. No Oriente Médio são nove. A situação também é crítica no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos. 

O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.

As reservas de água doce têm vindo a diminuir ao longo do últimos 200 anos estimando-se que 80% das reservas per capita desaparece durante uma vida humana.

As plantas devem ser regadas logo ao início ou no fim do dia, evitando as horas de maior calor em que se perde muita água por evaporação.

Cerca de 70% do corpo de um humano adulto é constituído por água, e quando nascemos esse valor atinge os 80%.

A água dissolve mais substâncias do que qualquer outro liquido, de modo que, ao viajar, transporta químicos, minerais e nutrientes.

A Terra é um sistema fechado pelo que raramente ganha ou perde matéria extra. A mesma água que existiu há milhões de anos continua a existir hoje.

Uma molécula de água permanece no oceano durante 98 anos, faz parte do gelo durante 20 meses, fica nos lagos e rios por 2 semanas, não durando na atmosfera mais de 7 dias.

 A água é a única substância encontrada de forma natural em 3 estados: sólido, líquido e gasoso.

Cerca de 40% da umidade atmosférica transforma-se em precipitação diariamente.

 As nuvens são formadas, principalmente, por água em estado gasoso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.

Grandes companhias utilizam água comunitária para engarrafamento e comercialização do bem no mundo todo, mesmo com a oposição do público.

Instituições internacionais financeiras (Banco Mundial e IMF) já forçaram muitos países a vender suas utilidades de água pública para grandes corporações de água.

Comunidades de todo o mundo se organizaram, e em alguns casos derramaram sangue, para retomar o controle de seus próprios recursos hídrico.

Em muitos lugares, a água engarrafada não é mais segura que a da torneira. Nos Estados Unidos, por exemplo, estudos encontraram 38 químicos nocivos diferentes, incluindo analgésicos, fertilizantes e arsênico em 10 marcas famosas de garrafinhas de água.

Garrafas plásticas podem liberar químicos em sua água. Dê preferência às de aço inoxidável, por exemplo, que são muito mais seguras.

Existe um grande movimento que está se tornando popular no mundo, especialmente entre escolas, faculdades e restaurantes que decidiram banir a venda de água engarrafada. 

Investir em energia renovável é também uma maneira de conservar água. De acordo com a revista Harper’s, uma boa parte da água no mundo é utilizada para resfriar usinas geradoras de energia.

Todos os dias estima-se que são desperdiçados, apenas nos Estados Unidos, 26,5 bilhões de litros de água potável por vazamento de canos.

Para remover o gosto de cloro da água da torneira, basta deixar essa água em um recipiente aberto durante a noite.

Em um período de 100 anos, uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses em forma de gelo, 2 semanas em lagos e rios e menos de uma semana na atmosfera.

As gotas de chuva não têm forma de lágrima. Usando câmeras de alta velocidade os cientistas comprovaram que têm forma esferoide.

A água supõe 55% do peso de um humano adulto. 

Uma pessoa pode sobreviver um mês sem alimentar-se, mas só sete dias sem beber água.

São necessários 450 litros de água para produzir um ovo de galinha, 7.000 litros para refinar um barril de petróleo e 148.000 litros para fabricar um automóvel.

Na Universidade de Tóquio desenvolveram um material chamado água elástica a partir de uma mistura de duas gramas de argila, matéria orgânica e água natural. É ideal para fabricar medicamentos e para consertar tecidos.

Os glaciares são gerados pelo acumulo de neve compacta na zona continental, de modo que a água dos icebergs não é salgada, ainda que estes gigantescos pedaços de gelo flutuem no mar. Trata-se de uma água tão pura e fresca que é até comercializada engarrafada como água mineral e em forma de gelo para tomar com vodca. 

Só podemos ver 1/7 do tamanho de um iceberg, já que o resto permanece oculto debaixo da água.

Em condições normais de temperatura e pressão, a água é encontrada em estado líquido.

A água está presente nos cometas na forma de gelo. A cauda de um cometa é formada, principalmente, por água em estado gasoso.

Em pequena quantidade, a água em estado líquido é incolor. Em grande quantidade, como em lugares profundos, a água assume a cor azul-esverdeada.Já no estado sólido, a água assume uma tonalidade azulada quando presente em grande quantidade.

A água pura conduz pouquíssima energia elétrica.

Em diversas religiões a água é considerada um importante elemento purificador do corpo e da alma.


Terminou! Foi interessante pesquisar isso aqui, gostei u.u

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!