19/12/2014

Significados de Pentagramas

Yo minna! É a tia Hari desaparecida!

O que eu fiz nesse tempo? Muitas coisas, fiz um amigo na ask, desenhei, fiz algumas fanfics e conversei muito com o negos. Eu estava pesquisando sobre Pentagramas pra fazer uma postagem aqui no blog, na qual, eu citaria sobre pentagramas, e aí, eu acabei me empolgando e fazendo essa postagem. Ah! A fonte é este site (www), depois de pesquisar o pentagrama, eu pesquisei muitos outros símbolos, então está aí recomendado pela tia Hari. Vamos ao que interessa!


De acordo com o site em que pesquisei, e confirmando com outro sites, o pentagrama é um símbolo que representa união e síntese. As cinco pontas do pentagrama podem corresponder ao número dos dedos de uma extremidade, e também o sentidos porque são cinco sentidos. Há quem diga também que signifique o corpo humano, com cinco extremidades.

Mas enfim, o pentagrama tem sido associado, desde muito tempo, ao mistério e à magia. Esse símbolo é, sem dúvida, o mais reconhecido por todos os seguidores do paganismo -termo normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas-. O símbolo é tão antigo que sua origem é desconhecida. No geral, o pentagrama foi utilizado em todas as épocas como talismã.

Na antiga Mesopotâmia -pra quem faltou aulas de história, Mesopotâmia é tipo o Oriente Médio antigo, sabe? Era uma região entre os rios Tigre e Eufrates- o pentagrama representava o poder imperial. Já na época de Pitágoras era o conhecimento e a saúde. Também já foi relacionado com as pirâmides do Egito e estas simbolizavam dimensão espiritual, morte e inicialização, representava o útero da Terra. 

Os Hebreus acreditavam que o pentagrama representava a verdade e os cinco livros "Pentateuco" -cinco rolos-, para os Judeus o mesmo conjunto de livros é chamado de Torá: a "lei da escrita" revelada por Deus. Na Idade Média ele representava a verdade e a proteção contra os demônios e maus espíritos. Para os medievais adeptos do cristianismo, o pentagrama era atribuído aos cinco estigmas de Cristo. E para acabar, os Druidas diziam que ele simbolizava o divino, a cabeça de Deus. E, para os Celtas, representava a divindade Morrigham, deusa do Amor e a da Guerra.

Na parte da numerologia, corresponde à soma dos elementos: dois (feminino) e três (masculino). Nesse ínterim, para as correntes esotéricas, o pentagrama é formado por cinco extremidades cercadas por um círculo que representam os cinco elementos: a terra, o ar, o fogo, a água e o espírito, como mostrado na imagem anterior.

Chega a vez dos chineses e eles se mostram diferentes dos outros povos, pra eles o pentagrama representa o ciclo da destruição, a base filosófica da medicina tradicional chinesa. Cada extremidade do pentagrama simbolizaria um elemento, mas diferente da numerologia, os elementos são: Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal. Cada elemento é gerado pelo outro, por exemplo, a Madeira é gerada pela Terra, o que dará origem a um ciclo de criação. Assim, para que haja o equilíbrio, faz-se necessário a presença de um elemento inibidor, que torna-se seu oposto, ou seja, a Água que inibe o Fogo.

Mais depois, a pintura de Leonardo da Vinci, o “Homem Vitruviano”, surge dentro de um círculo, demostrando o ciclo de todas as coisas. Quando o pentagrama é desenhado dentro do círculo, sua função é unir todos os aspectos do homem.

O petagrama também pode simbolizar o Mocrocosmo,

Por fim, o pentagrama também pode simbolizar o Microcosmo, na medida em que representa o símbolo do "Homem de Pitágoras", figurado de braços e pernas abertas, ou seja, disposto em cinco partes em forma de cruz (O Homem Individual). A mesma representação simboliza também o Macrocosmo, o Homem Universal, um símbolo de ordem e perfeição, a Verdade Divina.
  • Agora falemos do capeta Pentagrama Invertido
pentagrama-invertido-1_xl.gif
Como explicado antes, na Idade Média o símbolo era proteção contra os demônios e maus espíritos. Invertido significa o contrário e foi utilizado por Satanistas Medievais em suas cerimônias que pregavam.


No século XIX o mago Eliphas Levi oficializou o pentagrama invertido como símbolo do "mal" uma vez que a extremidade inferior, estaria apontando para o inferno. Nesse sentido, o pentagrama invertido, costuma aparecer com a imagem de Baphomet -cabeça de bode-, símbolo "oficial" do satanismo.

O "Ritual do Pentagrama Invertido" ou RPI precede e encerra toda espécie de ritual praticada pelo satanista, salvo ocasiões em que o próprio ritual não aconselhe este procedimento. Isso ocorre porque, em primeiro lugar, esse ritual serve para revitalizar as forças psíquicas do praticante, colocando-o em uma postura mental adequada e preparando-o para o ritual propriamente dito. Dessa maneira, é como se os pentagramas abrissem os portais do Inferno, para onde o satanista se projeta com a intenção de realizar a sua magia.

E foi isso nosso post de hoje, Estou fazendo ele à tarde porque não vou ter tempo de noite... Perdoem os erros na digitação

8 comentários:

  1. Olá~
    Como sou evangélica (SHOCK!!! n), já tinha pesquisado sobre isso... SE BEM QUE NEM LEMBRO SE FOI POR ISSO MESMO OU POR CURIOSIDADE MAAAAS o importante é que eu já tinha lido algo u_u
    PORÉM, GENTEEEE, não sabia que tinha TANTOS significados diferentes. Tô até perdida com tanta informação @_@ brimks sjdhfskjdf
    Gostei do post informativo *-*~
    PS: pra mim, pentagrama simboliza a única coisa que sei desenhar (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚
    Abraços~

    ~Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, não imaginava que evangélicos tinham internet << bulem -qq
      Brincadeira, ok? Mas é raro ver um por aí perambulando nas internets -q
      Sim, me impressionei com o tanto de significados que uma simples estrela de cinco pontas pode ter...
      Que bom que gostou, me esforcei para fazê-lo *---*
      Confesso que não sei desenhar invertido, tenho que virar a folha pra conseguir -q

      Excluir
  2. Yooo belezura!?
    Nossa quem diria que uma "estrelinha" teria tanta treta e história por trás!
    é a primeira vez que leio tanto sobre pentagramas, eu imaginava que eles só tivessem relação com capirotagens e talls (acho que eu pensava isso porque todos animes/séries/filmes que vi e que aprecia um pentagrama era ligado a pessoas querendo bugar o mundo).
    Enfim, adorei todas as informações, principalmente sobre a relação com os elementos e principalmente sobre a visão dos Chineses (Asiáticos sempre incrementando e inovando as coisas \o/).
    Coitado do senhor Bode, não deve ser fácil ser o símbolo oficial do Satanismo '-'
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÉ! Eu estava aqui de boas e... Bora pesquisar sobre o capeta de leve... Aí pá! Tive vontade de compartilhar isso com vocês, embora eu ache que ficou meio confuso... Enfim, eu sabia só de uns dois significados aí, mas tipo... Nossa, são muitos, cara *o*
      Obrigada, que bom que gostou, achei que o post era bem inútil mesmo -qq
      Bode não tem culpa de nada, genty TT-TT

      Excluir
  3. Uma coisa simples cheia de historia ...
    Sobre o pentagrama invertido eu já conhecia sua historia, pois eu amo ler esse tipo de coisas de terror rsrs

    http://aishiteruemcontos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito surpreendente, que bom que gostou do post, é sempre bom pesquisar essas coisas!
      Também amo essas coisas de terror o/

      Excluir
  4. Já sabia disso, mas o estranho é que: Lúcifer(o demônio) era lindo e tudo o que Deus da ele não tira, ou seja, por que um bode? Não faz muito sentido.. Mas fazer o que KASKSAKSAKS Gosti da postagem :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitas coisas nesse sentido que são meio... Sem explicações... Talvez o símbolo do Lúcifer seja novo em relação ao bode na Idade Média, sabe?
      Obrigada, que bom que gostou o/

      Excluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!