26/02/2014

Origem do símbolo coração

Oi lá gente que amo! Tenho inúmeras tarefas de casa pra fazer e ainda nem mexi e mesmo que eu mexesse ficaria uma cacalhada. Não sabe o que é uma cacalhada? Do Catarinense: Porcaria, merda. Queria ter dislexia que nem o Rih-kun só pra ter desculpa de não fazer a tarefa. Estava mexendo no pc como sempre faço aí vi uma imagem de corações e tals e fiquei olhando e pensando: "Porque o coração não se parece com o órgão?". Motivada pela curiosidade fui pesquisar e não resisti em passar isso pra vocês também. Clica em leia mais aí ~

A origem é um pouco incerta, mas nega-se de várias teorias. O ícone é um dos poucos reconhecidos por todas as culturas e povos do mundo. Bom... O coração é associado às mais profundas emoções humanas como o amor. Este conceito é bastante antigo. Existem relatos que comprovam que Aristóteles já se referia ao órgão como o centro das atividades emocionais do corpo humano. Daí partiu a representação do amor, foi um pulo.

Os egípcios acreditavam que o coração era uma parte do corpo na qual residiam nosso espírito e intelecto. Por esta razão eles não tiravam o órgão dos cadáveres nos processos de mumificação. Já os gregos usavam a simbologia para falar de regeneração, o amor mais carnal, a representação era feita pelo deus Eros. Mas já pararam pra pensar que a forma gráfica do coração não tem nada haver com o órgão? Essa simbologia teve os primeiros registros em meados dos anos 1400, quando apareceu no baralho europeu, representando uma categoria de cartas vermelhas.

Vamos falar primeiro de uma coincidência da natureza: um casal de cisnes, quando estão próximos um do outro, seus pescoços parecem tomar a forma de um coração, como mostra a imagem de início do post. Talvez o "autor" do símbolo pensou nesses lindos animais para fazer o famoso coração.

E ainda tem uma teoria muito louca que diz que o simbolo do coração na verdade não está associado ao amor e sim ao sexo. Genty, a Hari fumou? Não, eu não fumei, isso está escrito na internet. Diz que o coração que todos acham fofinho tem relação com o formato das bundas, monte de vênus, a vulva, os seios ou até mesmo as nádegas. Há quem creia também que o coração possa ser a representação dos testículos. 

Há também a explicação pelas plantas: A folha da hera, na Antiguidade representava o símbolo da imortalidade e do poder. Ainda que Plutarco, na obra sobre o mito de Isis e Osíris no Egito, assevera que o pessegueiro era dedicado a esses deuses, por ter seu fruto, a forma do coração.

Já outra representação nascida na África,para simbolizar uma flor já extinta do gênero Silphium, que era também usada como alimento e contraceptivo. A vagem dessa planta tinha formato semelhante ao desenho de coração que conhecemos hoje. 

Além das questões anatômicas, acredita-se que esse formato de coração que conhecemos hoje possa ter vindo de alguma tentativa frustrada de reproduzir o órgão original. A igreja católica, por sua vez, afirma que essa forma surgiu após os relatos de Santa Margarida Maria Alacoque, que tinha visões do Sagrado Coração de Jesus. As visões da santa, porém, aconteceram depois de 1600, quando o formato já tinha sido documentado.
Fonte: www e www

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!